quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

GEOGRAFIA [Resumo 1] O Universo e a Terra

                               O Universo e a Terra



Universo é o conjunto de tudo que existe. O universo é infinito e contém todos os corpos celestes; as estrelas, os planetas, os cometas, as galáxias, os satélites... As estrelas são astros que possuem luz e calor próprios. O Sol é uma estrela. Os planetas são astros que não possuem luz própria e que giram ao redor de uma estrela. A Terra é um planeta que gira em torno do Sol. do qual recebe luz e calor. Os cometas são astros luminosos com uma cauda brilhante. As galaxias são conjuntos formados por bilhões de estrelas. O nosso Sistema Solar pertence à galáxia chamada Via Láctea. Os satélites são astros sem luz e calor próprios que giram em torno de um planeta. A Lua é um satélite da Terra. A Terra é um dos oito planetas do nosso Sistema Solar, isto é, que recebem luz e calor do Sol. Os planetas são: Mercúrio, Vênus, terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. 


A Terra é o 5° Planeta em tamanho no Sistema Solar.



A Terra possui forma arredondada e dois achatamentos, os pólos Norte e Sul, que são atravessados por uma linha imaginária, o eixo da terra.

A Terra é dividida ao meio por uma linha imaginária, que é a linha do Equador; temos assim dois hemisférios: o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul.

Além da linha do Equador existem quatro paralelos importantes: os trópicos de Câncer e Capricórnio e os círculos polares Ártico (norte) e Antártico (sul).





A medida de distância de um lugar até a linha do equador é feita em graus e chama-se latitude. 

A medida da distância de um lugar até o meridiano de Greenwich é feita em graus e chama-se longitude.

Meridiano é uma linha imaginária que une os dois pólos passando pela linha do equador. O meridiano de origem chama-se Meridiano de Greenwich, porque passa pela cidade de Greenwich (Inglaterra). O meridiano de Greenwich é o ponto de partida para a contagem dos fusos horários. Há 24 fusos horários: 12 fusos a oeste de Greenwich e 12 a leste.

A Terra não está parada; ela realiza vários movimentos. Os mais importantes sãos os movimentos de rotação e o de translação.

Rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de si mesma, e tem a duração aproximada de 24 horas. Em consequência, nós temos os dias, que se alternam com as noites.

Durante esse movimento na região que recebe os raios solares é dia, enquanto que na região do planeta que fica imersa na sombra, é noite.

Translação é o movimento da Terra em torno do Sol, que não é circular, e sim elíptico, com a duração aproximada de 365 dias e seis horas. Em consequência, nós temos as estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.

Durante o movimento de translação ocorrem os equinócios e os solstícios. 

Os equinócios ocorrem quando os dois hemisférios, norte e sul, recebem a mesma quantidade de luz e calor. Isto ocorre, geralmente, nos dias 20 de março e 23 de setembro, em que o dia e a noite têm a mesma duração. 

Os solstícios ocorrem quando a duração do dia e da noite é diferente, geralmente ocorrem nos dias 21 de junho e 22 de dezembro.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Vest Resumos Blog por Cinco